Estúdios de gravação: descubra qual o melhor do Brasil e do Mundo


Buscar por estúdios de gravação confiáveis e de qualidade está num dos primeiros passos para que um artista se lance na indústria musical.
Isso por que para obter um bom resultado, não basta apenas ser talentoso, é necessária uma infraestrutura capaz de proporcionar um ambiente adequado para garantir as melhores propriedades acústicas.
Dessa forma, diversos estúdios de gravação têm investido em equipamentos e tecnologias eficientes que possam os destacar entre a concorrência. Agora, quem são as grandes gravadoras que detém o maior espaço na indústria nacional e internacional e o que as difere tanto das outras?

O que é um estúdio de gravação musical?

Esses estúdios são espaços especializados em criação e tratamento sonoro, ou seja: músicas, dublagens, trilhas sonoras, orquestras, etc.
Dessa maneira, os estúdios são projetados a fim de controlar as variáveis que possam interferir na qualidade da gravação do som, seja quanto a eco, reverberação ou propriamente à edição desse.


 As instalações geralmente são gravadoras que dispõem de salas (os estúdios) com cabines de controle e de isolamento acústico necessários para o uso de instrumentos, amplificadores ou até mesmo para exclusão de outros sons que poderiam interferir no trabalho final.
Hoje, com o abaixo de preços dos equipamentos, há estúdios de diferentes tamanhos e com diferentes finalidades, como por exemplo, os home studios destinados a ensaios e pura dedicação de hobbie.

Melhores estúdios de gravação do Brasil


No Brasil, além dos grandes estúdios internacionais instalados aqui, já temos várias gravadoras independentes e nacionais que são qualificadas e se destacam pelas suas produções, muitas sendo responsáveis por grandes feitos.
Entre as que mais se destacam, a Mosh Studios conta com uma grande infraestrutura e uma equipe muito bem preparada. São muitos engenheiros de aúdio, assistentes de estúdio e a equipe conta até com o produtor Barteco, muito talentoso.
Fundada em 1980 e localizada em São Paulo, a Mosh destacasse pela sua enorme estrutura em toda América Latina e por nomes como Beto Neves que já recebeu diversas indicações ao Grammy.
Também há outras ótimas gravadoras como a Midas Studio que oferece serviços como masterização, produção musical e mixagem de qualidade internacional. Seu diretor, Rick Bonadio produziu grandes nomes da música brasileira dentre eles, Charlie Brown Jr e Mamonas Assassinas.
O Estúdio DSN também está muito bem equiparado quanto à produções de grande porte e de alta qualidade. Sua infraestrutura conta com salas desenvolvidas para as mais diversas criações – desde a produção musical até a de vídeos em geral e locação para fotos e vídeos.
Os estúdios de gravação brasileiros estão crescendo e logo poderemos ver mais produções de cunho nacional com a qualidade que estamos acostumados a receber das grandes gravadoras internacionais.

Melhor estúdio de gravação do mundo


Há três grandes empresas que se ressaem em todo cenário internacional: Universal Music Group, Sony Music e Warner Music.
Afinal, são empresas que estão presentes há bastante tempo no mercado e detém hoje quase 10 bilhões de dólares. Sabe-se que com o advento das plataformas de stream, a indústria musical precisou se reinventar quanto a distribuição de seus trabalhos.
Isso pois, com a facilidade de se ouvir músicas online e encontrar uma variedade gigantesca de bandas e artistas pode ter influenciado negativamente na venda de álbuns e discos físicos.
Assim, visando se readaptar ao mercado, os estúdios começaram a unir seus contratos a esses serviços ganhando por royalties. Então levando em consideração, todos os fatores de infraestruturas já citados e a presença de mercado dos estúdios, hoje, a Universal Music pode se considerada como a maior gravadora do mundo.
Seus estúdios detêm 25% de participação e abrangem grandes nomes como Eminem, Drake e Ariana Grande.

Referências

http://mundodemusicas.com/estudios-de-gravacao/
http://www.mosh.com.br/wearemosh/
http://estudiodsn.com.br/
http://midasstudios.com.br/
https://forbes.uol.com.br/negocios/2015/12/como-as-gravadoras-estao-se-apoderando-da-multibilionaria-revolucao-digital/
https://canaltech.com.br/musica/sony-compra-a-emi-e-se-torna-a-maior-gravadora-musical-do-mundo-114282/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ela é toda perfeitinha sua música

Músicas de ninar: 5 dicas incríveis o seu bebê dormir super tranquilo