6 Benefícios de ouvir música



Se você está procurando uma maneira fácil de transformar seu humor, sugira a música.
Estudos mostraram que a música pode melhorar seu humor e afastar a depressão. Também pode melhorar o fluxo sanguíneo de maneira semelhante às estatinas , diminuir os níveis de hormônios relacionados ao estresse, como o cortisol, e aliviar a dor . Ouvir música antes de uma operação pode melhorar os resultados pós-cirúrgicos .
Como a música pode fazer tanto bem? A música parece “ativar seletivamente” sistemas neuroquímicos e estruturas cerebrais associadas a humor positivo, regulação de emoções, atenção e memória de maneiras que promovam mudanças benéficas, diz Kim Innes, professor de epidemiologia na Escola de Saúde Pública da Universidade de West Virginia.
Innes foi co - autor de um estudo de 2016 que descobriu que a audição musical poderia melhorar o humor e o bem-estar e melhorar as medidas relacionadas ao estresse em idosos que sofrem de declínio cognitivo.
Seu estudo comparou os benefícios da música com os da meditação - uma prática em voga por suas vantagens em saúde mental. Ela descobriu que ambas as práticas estavam ligadas a melhorias significativas no humor e na qualidade do sono.
“Tanto a meditação quanto a audição musical são ferramentas potencialmente poderosas para melhorar a saúde geral e o bem-estar”, diz Innes. Se a ideia de ouvir música parece muito mais prática do que meditar, essas descobertas são ótimas notícias.

6 Benefícios - comprovados cientificamente - que a música gera para sua saúde


Embora mais estudos sejam necessários para confirmar os potenciais benefícios para a saúde da música, alguns estudos sugerem que ouvir música pode ter os seguintes efeitos positivos na saúde.

1. Música faz você mais feliz


A pesquisa prova que quando você ouve a música que gosta, seu cérebro libera dopamina, um neurotransmissor do tipo “sentir-se bem”. Valorie Salimpoor, neurocientista da McGill University, injetou oito amantes de música com uma substância radioativa que se liga aos receptores de dopamina depois de ouvirem suas músicas favoritas.
Uma tomografia por emissão de pósitrons mostrou que grandes quantidades de dopamina eram liberadas, o que biologicamente fazia com que os participantes sentissem emoções como felicidade, excitação e alegria.
Então, da próxima vez que você precisar de um impulso emocional, ouça suas músicas favoritas por 15 minutos. É tudo o que é preciso para obter uma alta natural!

2. Música melhora o desempenho em execução


“Se as pessoas tiram algo da minha música, deve ser motivação saber que tudo é possível, desde que você continue trabalhando e não recue.” - Eminem

Marcelo Bigliassi e seus colegas descobriram que os corredores que ouviam música motivacional rápida ou lenta completavam os primeiros 800 metros da corrida mais rápido do que os corredores que ouviam música calma ou corriam sem música.
Se você quiser aumentar seu nível, ouça músicas que o inspirem.


3. A música diminui o estresse e melhora a saúde


“Eu acho que a música em si é curativa. É uma expressão explosiva da humanidade. É algo que todos nós somos tocados. Não importa de que cultura nós somos. ”- Billy Joel
Ouvir música que você gosta diminui os níveis do hormônio do estresse cortisol em seu corpo, o que neutraliza os efeitos do estresse crônico.
Esta é uma descoberta importante, já que o estresse causa 60% de todas as nossas doenças e enfermidades.Um estudo mostrou que, se as pessoas participavam ativamente da música, tocando vários instrumentos de percussão e cantando, seu sistema imunológico aumentava ainda mais do que se ouvissem passivamente.
Para ficar calmo e saudável durante um dia estressante, ligue o rádio. Certifique-se de cantar junto e bater os pés ao ritmo para obter o benefício máximo de cura.

4.  Melhora a cognição


Ouvir música também pode ajudar as pessoas com a doença de Alzheimer a lembrar-se de memórias perdidas e até mesmo ajudar a manter algumas habilidades mentais.

5.  Ajuda crianças com transtorno do espectro do autismo


Estudos de crianças com transtorno do espectro autista que receberam musicoterapia mostraram melhora nas respostas sociais, habilidades de comunicação e habilidades de atenção.

6.  Acalma bebês prematuros


Música ao vivo e canções de ninar podem impactar os sinais vitais, melhorar os comportamentos alimentares e os padrões de sucção em bebês prematuros, e podem aumentar períodos prolongados de estados de alerta silencioso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estúdios de gravação: descubra qual o melhor do Brasil e do Mundo

Ela é toda perfeitinha sua música

Músicas de ninar: 5 dicas incríveis o seu bebê dormir super tranquilo